Como traduzir temas e plugins no WordPress usando o Loco Translate

Hoje irei falar sobre como traduzir temas e plugins no WordPress usando o Loco Translate e sua fácil a configuração através do próprio painel do WordPress. Dependendo do tema, pode ser algo muito demorado, mas dessa forma a tradução pode ficar mais fiel possível.

Apesar do WordPress ter a sua própria tradução em Português (tanto do Brasil como de Portugal), alguns temas e plugins não possuem uma tradução nativa, tendo a necessidade de traduzir devido a interação que terá com o usuário final.

1 – Instale o Loco Translate utilizando a própria busca de plugins no painel administrativo ou faça o download do mesmo no site Loco Translate

2 – Ao clicar no menu esquerdo do WordPress em Loco Translate, você irá para a página principal do plugin e lá você verá todos os temas e plugins que podem ser traduzidos. No exemplo abaixo, estou atualizando o tema Zerif Lite.

como-traduzir-temas-plugins-wordpress-usando-loco-translate-1

3 – Ao clicar no tema (ou plugin), a página a ser exibida irá mostrar quantos arquivos .po (extensão responsável pela tradução) existem para o mesmo. No caso deste tema, a imagem abaixo está mostrando uma tabela que há 3 idiomas: Romeno, Polonês e Espanhol. Na coluna “Translation progress” uma barra e sua porcentagem na tradução.  Na coluna “Pending” mostra quantas strings (frases) que faltam para traduzir. No exemplo usado, como não há o idioma Português, criaremos uma clicando em “New Language”.

como-traduzir-temas-plugins-wordpress-usando-loco-translate-2

4 – Nesta página, no campo “Choose a language” deixe na opção “WordPress Language” e escolha o idioma na opção “Portuguese (Brazil)” e em seguida no botão “Start Translating”.

como-traduzir-temas-plugins-wordpress-usando-loco-translate-3 como-traduzir-temas-plugins-wordpress-usando-loco-translate-4

5 – Na próxima página o plugin Loco Translate terá criado o arquivo .po, responsável pelo tradução e agora você poderá traduzir conforme frase que aparece na tradução nativa do tema ou plugin. Na aba Editor, você terá duas tabelas, na qual a primeira mostra duas colunas:  a primeira  coluna é o texto original e a segunda o texto traduzido.

como-traduzir-temas-plugins-wordpress-usando-loco-translate-5

Na segunda tabela você terá 3 campos, mas usaremos somente os dois primeiros. No primeiro campo é o texto original e não pode ser alterado, somente copiado o texto. No segundo é onde você colocará o texto traduzido.

Assim que começar a editar o segundo campo, o botão Save irá ficar na cor de fundo Azul, dizendo que você pode salvar a qualquer momento.

O botão Sync, irá sincronizar o que você traduziu. Irá colocar por último os textos traduzidos e deixará em primeiro os que precisam de tradução.

como-traduzir-temas-plugins-wordpress-usando-loco-translate-6 como-traduzir-temas-plugins-wordpress-usando-loco-translate-7

Espero que goste deste plugin, me ajudou bastante a traduzir temas e plugins diversos. Deixe seu comentário abaixo se você utiliza outro plugin para tradução. Fique de olho nos próximos tutoriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *